Proteínas

OMELETE
2 ovos inteiros
Recheio (sugestão):
½ xícara de abobrinha italiana ralada
½ tomate picado em cubos cheiro verde (à vontade)
tempero à gosto. 
Modo de preparo: misturar os ingredientes, colocar uma panela antiaderente (se quiser pode usar 1 col de café de azeite extra virgem). Variar o recheio. 

FRANGO GRELHADO NA ÁGUA: Coloque água na frigideira, tempere com alho e cebola (frescos ou desidratados) e espere ferver. Tempere o frango com sal, pimenta preta e ervas e coloque os filés na água. Espere até que chegue ao ponto desejado (virando quando achar necessário). Caso acabe a água e ainda não está no ponto, adicione mais. Depois que secar a água deixe por alguns minutos na panela para dourar e sirva. FOTOS

 

FRANGO AO CURRY: 
200 g de peito de frango

2 maçãs
½ cebola picada

2 dentes de alho picados

2 col. de sopa de curry 

200ml de leite de coco 

1 xícara de chá de água 

1 col. de sopa de óleo de coco extra virgem 

sal e pimenta-do-reino a gosto 
Modo de Preparo: Com uma faca afiada, corte o peito de frango em cubinhos de 3 cm. 
Apóie as maçãs numa tábua e corte em cruz, formando 4 pedaços. Descasque cada pedaço, retire o miolo e as sementes e corte em cubinhos. Coloque o óleo de coco numa panela e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, junte a cebola e depois, o alho. Refogue por 3 minutos mexendo sempre ou até que a cebola fique transparente. 

Aumente o fogo e acrescente os cubinhos de frango. Misture bem. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até ficar dourado. 
Acrescente o curry e misture bem. A seguir junte as maçãs e mexa bem. 

Adicione a água e o leite de coco à panela, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. A consistência do molho deve ficar cremosa e o frango, cozido. Desligue o fogo e sirva bem quente.

 

FRANGO ASSADO COM MEL, LARANJA e GENGIBRE: 
8 peitos de frango
1 laranja (suco)
2 col. de sopa de mel
1 col. de sopa de gengibre ralado
3 dentes de alho amassados
1 col de chá de sal 
Modo de preparo: Descasque o gengibre e rale no ralo fino, separe 1 col. de sopa e reserve. Em um recipiente coloque o alho amassado, o mel, o sal, o gengibre e o suco da laranja. Acrescente os peitos de frango e misture bem. Deixe no tempero por no mínimo 1 hora. Em uma assadeira antiaderente, arrume os pedaços de frango, despeje o restante do tempo por cima e cubra com o papel alumínio (sem contato com o alimento). Leve ao forno médio por 30 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dourar, cerca de 30 minutos a mais. Sirva com o molho que fica na assadeira.

 

FRANGO COM ALHO E LIMÃO: 
1 kg de peito de frango

1 dente de alho

2 colheres de chá de azeite extra virgem 

¼ de pimentão verde ou amarelo ou vermelho

2 col de chá de suco de limão

3 col de sopa manjericão fresco

½ colher de chá de sal marinho
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 350 graus. Amasse o alho e junte o azeite, pimentão, suco de limão, manjericão e o sal em uma panela. Coloque os peitos da frango na mesma panela e deixe de 10-15 minutos no forno, até o frango marinar. Cubra com papel laminado. Coloque os peitos de frango em uma assadeira e cozinhe por aproximadamente 30 minutos.

 

NUGGETS SAUDAVEL: 
1 peito de frango orgânico cozido 
1 ovo (ou quantidade suficiente para ficar bem "pastoso") 
2 dentes de alho  
4 colheres sopa de azeite extra virgem  
salsinha a gosto  
sal marinho a gosto
farinha de linhaça (para empanar)
Modo de preparo: coloque o frango (já cozido), ovo, alho, sal e pimenta no processador e bata bem. Faca bolinhas e com a palma da mao amasse e faça o formato do nuggets. Passe os nuggets na farinha de linhaça. Use uma assadeira antiaderente ou unte uma forma com azeite. Leve ao forno por aproximadamente 20 a 30 minutos ate dourar. 

 

PESCADA BRANCA NO FORNO
5 pescadas brancas inteiras e limpas
½ xícara de azeite
2 colheres de vinagre de maçã
1 col de chá de orégano
1 col de chá de salsa desidratada
2 folhas de louro
2 dentes de alho
cebolinha e alecrim picados
½ limão
pimentão e cebola a gosto
Modo de preparo: Esprema o limão sobre o peixe, salpique um pouco de sal e reserve. Misture em uma xícara o azeite, o vinagre, a cebolinha, o alecrim, o orégano, a salsa, os alhos, as folhas de louro picadas e uma colher pequena de sal. Em uma travessa antiaderente, disponha algumas rodelas de pimenta e cebola, coloque os peixes e jogue o molho sobre eles finalizando com mais algumas rodelas de pimentão e cebola. Leve ao forno por 35 minutos (não precisa cobrir com alumínio).

 

LINGUADO COZIDO: 
2 filés de linguado
1 xícara de água
1 xícara de vinho branco
sal e pimenta preta a gosto
gengibre ralado e alecrim fresco a gosto 
Modo de preparo: Coloque a água e o vinho em uma frigideira alta. Tempere o peixe com sal, pimenta preta, gengibre e alecrim e coloque na frigideira quando a água estiver fervendo. Espere 8 minutos e tire os peixes. Sirva com o que sobrou do líquido como molho.

 

FILÉ DE SAINT PETER MEDITERRÂNEO: 
200g de filé de saint peter (pode ser tilápia ou outro peixe magro)
 tomates cereja
01 cebola pequena
2 limões
azeite a gosto
manjericão fresco a gosto
ervas aromáticas de sua preferência, a gosto 
Modo de preparo: Coloque o peixe e as ervas aromáticas em uma tigela. Esprema o limão por cima. Deixe na geladeira por algumas horas. Disponha o peixe na travessa. Fatie a cebola e o tomate em rodelas e espalhe sobre o peixe. Espalhe também as folhas de manjericão fresco. Cubra com papel alumínio (sem contato com alimento). Regue com azeite e levar ao forno médio por 20 minutos, até que o peixe asse. Tire o papel alumínio, deixe dar uma coradinha e sirva.

 

PEIXE BRANCO COM ERVA CIDREIRA E GENGIBRE: 
1 col de sopa de erva cidreira picada
1 col de sopa de gengibre moído
2 dentes de alho moído
2 col de sopa de suco de limão
½ pimenta jamelão
500g de filé de peixe branco 
Modo de preparo: Coloque no processador a erva cidreira, o gengibre, o alho, o suco de limão e a pimenta até formar um purê. Esfregue esta pasta no peixe e deixe marinar por cinco minutos. Esquente uma panela de fundo grosso, coloque o peixe e deixe por dois minutos até formar uma casquinha. Vire o peixe e cozinhe por mais dois minutos em fogo médio. Divida em quatro porções e sirva.

 

PESCADA ACEBOLADA: 
1kg de pescada congelada
1 xíc de cheiro verde picado
3 cebolas roxa grandes
sal e pimenta. 
Modo de preparo: Descongele o peixe e tempere com 1 col de chá de sal, 1 pitada de pimenta do reino, ½ xíc de cheiro verde e ½ cebola. Deixe pegar gosto por 15 minutos. Separe um recipiente de vidro e cubra o fundo com 1 cebola inteira, coloque por cima os filés de peixe temperados, coloque mais uma camada de cebola e os peixes por cima até acabar. Despeje 2 col de sopa de azeite, cubra o recipiente com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. Remova o papel alumínio e deixe mais um tempinho até perceber que ficou assado e corado. Sugestão de acompanhamento:1/2 xícara de batata baroa cozida e uma xícara de brócolis cozido.

 

FILÉ DE PEIXE A MILANESA FALSO: 
Filé de pescada
o quanto baste sal marinho a gosto
suco de 1 limão
1 
col de sobremesa de azeite de oliva extra virgem
farinha de semente de linhaça dourada
1 
dente de alho pequeno bem socado 
Modo de preparo: Marine os filés de peixe, por 1 hora, em sal, limão, alho, sal e azeite. Passe os filés na farinha de linhaça e leve em assadeira untada com azeite (ou óleo de coco) e leve ao forno pré-aquecido a 180-200 graus, por aproximadamente 15 minutos.

 

ATUM AO MOLHO DE ERVAS FINAS E PIMENTA: 
4 postas de atum
3 dentes de alho amassados
4 col de sopa de azeite
2 col de sopa de suco de limão

1 col de chá de coentro

1 colher de chá de endro

2 tomates picados

pimenta cayenna a gosto

sal marinho a gosto 
Modo de preparo: Lave as postas de atum em água corrente e seque com uma toalha de papel. Tempere com o sal e os dentes de alho. Misture os demais ingredientes para o molho. Coloque o atum no forno pré-aquecido regado com o molho, os tomates picados e a pimenta durante 20 minutos em temperatura média ou até o peixe cozinhar.

 

HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO: 
250
g de grão de bico cozido e bem escorrido
3 
col de sopa cheias de aveia em flocos finos
1 
col de sopa de abóbora japonesa cozida e espremida
1 
col de café de tahine (pasta árabe de gergelim)
1
c ol de sopa de cheiro verde picado
1 
dente de alho socado
noz moscada ralada a gosto 
Modo de preparo: Processe o grão de bico. Coloque em um recipiente e misturar os demais ingredientes com a mão. Deixar na geladeira de uma noite pra outra, para que absorva todos os temperos. No dia seguinte, modele em forma de hambúrguer, entre plásticos, que fica mais fácil.
Leve à frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco e deixar dourar bem de um lado, e depois do outro, sem mexer para não quebrar.

 

PIZZA DE GRÃO-DE-BICO: 
3 col. sopa cheias de grão de bico cozido
1 col cheia de linhaça triturada (ou farinha de linhaça)
1 clara
pitada de sal marinho
pimenta do reino moída hora a gosto
gergelim a gosto (opcional)
Modo de preparo: Bater tudo no processador, até formar uma massa homogênea. Em uma forma antiaderente, untada com um pouco de óleo de coco, vá colocando a massa com auxílio de uma colher, formando um disco de pizza tamanho brotinho (não muito fina). Finalizar com um pouco de gergelim na borda (opcional). Levar em forno pré aquecido alto (260 graus aproximadamente) por 10 minutos, para pré assar a massa. Retirar do forno, desgrudar a borda com uma espátula (caso tenha grudado um pouquinho) e rechear conforme o gosto e a dieta. Sugestão 1: Tomate batido no liqüidificador com orégano (molho), tomate cereja, manjericão fresco. Sugestão 2: Tomate batido no liquidificador com orégano (molho), peito de frango cozido desfiado, ovo caipira. Sugestão 3: Tomate batido no liqüidificador com orégano (molho), atum e cebola. Levar a pizza para o forno, novamente, até o aquecer o recheio.

 

HAMBÚRGUER DE LENTILHA: 
1 xíc de lentilha cozida e escorrida  
1/2 xícara de farinha de feijão branco  
1/2 cebola ralada  
1/2 cenoura ralada  
1/2 abobrinha ralada  
1 dente de alho amassado  
1 ovo   
manjericão, cebolinha, pimenta do reino e sal marinho a gosto.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e acrescente mais farinha de feijão branco se necessário para dar liga. Acerte o sal e a pimenta. Molde-os e grelhe na frigideira antiaderente untada com óleo de coco.

 

voltar para Receitas

left show bsd b01s fwR uppercase|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwR uppercase|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner||