Legumes (acompanhamento)

COMO LAVAR: Verduras, legumes e frutas devem ser bem lavadas, passando-se os dedos ou esponja própria (SEM DETERGENTE) por toda a casca para retirar terra, eliminar a camada esbranquiçada, pedaços machucados. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante (hipoclorito) por 15 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente. 

   

ABOBRINHA GRELHADA:
1 abobrinha cortada em rodelas (Se fizer em frigideira, corte-as na espessura de 1 cm. Se fizer em grelhas, deixe-as mais grossas) 1 dente de alho grande, picadinho
½ colher de sopa de ervas-finas (opcional)
½ colher de sopa de oleo de coco extra-virgem
sal e pimenta a gosto. 
Modo de preparo:  Numa tigela coloque as abobrinhas e misture todos os ingredientes com cuidado para não machucá-las. Deixe descansar por no mínimo 1 hora (para absorver bem o tempero). Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente, aguarde uns 30 segundos e distribua as rodelas de abobrinha uma ao lado da outra. Deixe uma média de 3 minutos de cada lado (até ficarem bem moreninhas). Sirva quente ou frio, fica bom de qualquer jeito.

 

ABOBRINHA MARINADA:
1 abobrinha italiana fatiada
3 ceboletes azeite extra virgem
vinagre de maçã a gosto
1 dente de alho cru espremido
salsinha.
Modo de preparo: Grelhe a abobrinha fatiada e a cebolete inteira em um grill elétrico (ex: George Foremman) ou se não tiver, use uma frigideira antiaderente untada com oleo de coco. Enquanto isso, coloque em um recipiente o azeite, o vinagre, o alho espremido e a salsinha picada. Depois de grelhado os legumes coloque também no recipiente e deixe de um dia para o outro. Sirva quente ou frio, como preferir.

 

ASPARGOS NO VAPOR: Na hora de higienizar, corte uns três centímetros do talo e descarte. Se o aspargo estiver fibroso, descasque tirando a pele em volta dele. Deixe de molho na água com vinagre, por 15min. Enxague bem. Coloque um copo de água na panela e os aspargos na caçarola. Deixe cozinhar por 05min depois que a água ferver.

 

BRÓCOLIS ALHO E ÓLEO:
100g de brócolis 

2 dentes de alho

1 col. chá de salsa picada

1 col. de sopa de azeite extra virgem. 
Modo de preparo: Coloque água em uma panela de vapor e deixe o brócolis cozinhar. Quando a água começar a ferver, espere 5 minutos e retire. Eles ficarão al dente.
Pique o alho e a salsa.  Coloque o azeite e o alho em uma panela para esquentar em fogo médio. Quando perfumar, acrescente a salsa e o brocolis já cozidao. Revolva por meio minuto e sirva quente.

 

LEGUMES AO FORNO AO PERFUME DE ERVAS FINAS LIGHT: 
200g de tomate
200g de abobrinha italiana
200g de cebola comum
100g de alho fresco (cabeça)
1/5 de maço de tomilho fresco
1 col. de sopa de azeite extra virgem
200g de cebola roxa
200g de berinjela
1/5 de maço de alecrim fresco
Sal a gosto. 
Modo de preparo: Lavar e cortar a cebola, cebola roxa, abobrinha, berinjela e tomate em rodelas médias (reservar).

Lavar a cabeça do alho com casca e retirar 0,5 cm da ponta da cabeça do alho com a faca (reservar).

Lavar o alecrim e o tomillho (reservar). Em um refratário dispor as rodelas de maneira que se intercalem.
Adicionar sal, alho, tomilho e alecrim, regar com azeite e cobrir com papel-alumínio.

Levar ao forno preaquecido a 180ºC até que os legumes estejam macios. Ajustar os temperos e servir. 

 

BERINJELA ASSADA: 
1 berinjela grande inteira
1 cebola pequena
1 tomate médio
1 col. de sopa de orégano (seco)
1 col. sopa de vinagre de maça
½ col. de sopa de azeite de oliva extravirgem. 
Modo de preparo: Higienize os vegetais. Pique o tomate e a cebola em pedaços bem pequenos, tempere-os com o orégano e o azeite. Reserve. Corte a berinjela em fatias (cortes longitudinais), com espessura de um dedo aproximadamente, deixe-as de molho em água, sal e vinagre por 30 minutos. Despreze esta água e tire o excesso das berinjelas. Em um refratário coloque berinjela, e cubra com a cebola e o tomate. Cubra com papel alumínio (sem contato com o alimento) e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que a berinjela esteja cozida. Retire o papel alumínio e deixe corar por alguns minutos. Sirva em seguida.

 

CHIPS DE BERINJELA COM TAHINE:
Para a Berinjela: 
1 berinjela grande  
1L de água filtrada  
2 col de sopa de sal marinho  
1/3 de xícara (chá) de azeite extra virgem.
Modo de preparo: Em uma tigela grande, misture a água e o sal. Lave e seque bem as berinjelas. Com uma faca bem afiada, corte em rodelas bem finas e transfira para a água salgada. Coloque um prato na água para servir de peso e manter as rodelas submersas. Deixe de molho por 30 minutos. Preaqueça o forno a 180 oC (temperatura média). Retire as rodelas de berinjela da água e seque com um pano de prato limpo. Distribua as rodelas em uma camada única, em uma ou mais assadeiras, de preferência antiaderente. Pincele os dois lados com azeite. Leve ao forno para assar por 10 minutos. Retire a assadeira do forno (lembrando de fechar a porta para não esfriar!) e, com ajuda de uma espátula, vire as rodelas com cuidado. Volte para o forno e deixe assar por mais 10 minutos, até dourar.
Para o molho Tahine: 
2 col de sopa de tahine (pasta de gergelim)  
1 dente de alho pequeno  2 col de sopa de água  
1 colher (sopa) de caldo de limão  
sal marinho a gosto.
Modo de preparo: Enquanto a berinjela assa, pique fino o alho numa tábua. Numa tigela média, misture o alho, o tahine, a água e o caldo de limão, até a pasta ficar lisa. Tempere com sal, misture bem e verifique o sabor. Transfira para uma molheira e sirva com os chips de berinjela.

voltar para Receitas

left show bsd b01s fwR uppercase|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwR uppercase|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner||