Grãos (leguminosas)

FEIJÃO: 
2 xíc (chá) de feijão  
4 xíc (chá) de água  
2 dentes grandes de alho amassados  
1/2 cebola pequena picada  
5 col (sopa) de azeite extra virgem.
Modo de preparo: Escolher o feijão. Lavar e escorrer a água. Colocar numa panela a água e o feijão. Tampar a panela e deixar cozinhar. Depois que estiver cozido, temperar. É muito importante só temperar o feijão depois de cozido. Para temperar: Em uma frigideira, esquente o azeite e doure a cebola e o alho. Despeje esse tempero na panela de feijão. Com uma concha, mexa a mistura e amasse um pouco o feijão, pois é isso que irá engrossar o caldo. Volte a mexer. Coloque o sal marinho a gosto. Abaixe o fogo e deixe ferver até o caldo ficar grosso. Apague o fogo e pode servir.

Dicas
: O feijão rende menos que o arroz e por isso deve ser cozido em quantidade maior por pessoa. A quantidade de água deve ser o dobro da de feijão. Se for fazer o feijão em uma panela comum, deve deixá-lo de molho pelo menos por umas duas horas antes de cozinhá-lo, para que amoleça e cozinhe mais depressa. Em uma panela comum, ele levará por volta de 2 horas para cozinhar. Se for cozinhá-lo na panela de pressão (que é mais prática e rápida), não precisa deixá-lo de molho e ele levará por volta de 40 minutos para cozinhar. Se o feijão for novo esse tempo diminui. Se utilizar panela de pressão, após o cozimento, retire a panela do fogo, e sem abrí-la coloque-a (metade da panela) sob a torneira de água fria, espere a pressão acabar (verifique levantando um pouco a válvula da panela) e só depois abra a panela. A contagem de tempo com panela de pressão inicia-se depois que ela começa a “apitar”.

 

FEIJÃO AZUKI:
xíc de chá de feijão Azuki  
batata descascada
1 dente de alho  
tomate  
cebolinha inteira  
galho de alecrim  
col de sopa de cebolinha picada  
colher(es) de sopa de salsinha picada.
Modo de preparo: Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Retire a espuma e escorra a água. Lave bem o tomate e corte-o ao meio. Corte a batata ao meio. Coloque as 4 xícaras de água na panela de pressão junto com o feijão, acrescente o tomate, a batata, o alecrim, a salsa e o alho. Tampe a panela. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e coloque em um recipiente o tomate, o alho e a batata. Tire a pele do tomate e do alho. Amasse tudo e retorne-os para panelas. Acrescente o azeite, a salsinha , a cebolinha e misture bem todos ingredientes.

 

FEIJÃO AZUKI COM ABÓBORA: 
1 copo de feijão azuki  
1 copo de abóbora em cubinhos  
1 col de sopa de alho picado  
1 col de sopa de azeite extra virgem  
½ colher de chá de cominho  
sal marinho a gosto. 
Modo de Preparo: Deixe o feijão de molho de um dia para o outro (ou coloque de manhã e faça no final do dia). Troque a água e leve para cozinhar na pressão por aproximadamente 15 minutos. Verifique se o cozimento foi suficiente. Junte a abóbora e cozinhe com a panela destampada. Acrescente o sal. Refogue o alho com o azeite em uma frigideira e junte ao feijão, acrescentando também o cominho. Corrija o tempero se precisar. Você pode variar juntando tofu defumado, castanhas e outro s legumes.
 

 

FEIJÃO PRETO: 
500g de feijão preto  
3 dentes de alho  
1 col de chá de sal marinho  
2 folhas de louro  
2 col de sopa de azeite extra virgem  
1 maço de coentro (opcional)  
Água.
Modo de preparo: Cate o feijão para retirar pedrinhas e outras sujeiras. Lave bem em uma peneira e ponha na panela de pressão com água o suficiente para cobrir o feijão e passar mais uns três dedos. Adicione as folhas de louro e leve para cozinhar. Comece com fogo alto e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, baixe o fogo. Após 30 minutos, retire a panela do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado. Descasque os dentes de alho e esprema-os com um socador ou espremedor de alho. Em uma frigideira, ponha o azeite para aquecer e coloque o alho espremido para dourar. Quando estiver douradinho, acrescente uma concha do feijão cozido por cima do alho e tempere com o sal marinho. Mexa tudo e prove para ver se o tempero está bom. Junte, então, essa concha de feijão já temperado à panela e mexa bem. Acrescente as folhas do coentro, se quiser, e mexa novamente. Deixe cozinhar até que o caldo do feijão engrosse.

 

FEIJÃO BRANCO COM TOMATE E LIMÃO:
250g de feijão branco cozido
8 tomates sem pele picados
2 limões sicilianos sem pele e picados
azeite extra virgem
sal marinho e pimenta do reino moída na hora.
Modo de preparo: Coloquei o feijão, o tomate e o limão em uma tigela e misture. Tempere bem com sal e pimenta. Regue com um pouco de azeite e sirva com pão caseiro ou carne assada ou grelhada fatiada.

 

FEIJÃO-BRANCO COM LEGUMES: 
2 col (sopa) de azeite extra virgem  
1 cebola pequena picada  2 dentes de alho picados  
3 xíc (chá) de feijão-branco cozido com caldo  
1 xíc (chá) de batata em cubos  
1 xíc (chá) de abóboras em cubos  
1 xíc (chá) de abobrinha em cubos  
1 xíc (chá) de cenoura em cubos  
1 cubo de caldo de legumes caseiro (ver temperos)
sal marinho, pimenta-do-reino moída na hora
cebolinha picada à gosto  
1 xíc (chá) de água. 
Modo de preparo: Aqueça uma panela com óleo e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o feijão cozido e o restante dos ingredientes. Cozinhe por 20 minutos ou até os legumes amaciarem e o caldo engrossar. Polvilhe com cebolinha e sirva.

 

GRÃO DE BICO COM MANGA: 250g de grão de bico cozido e drenado 1 manga em cubos 1 cebola roxa picada 1 punhado de amêndoas cortadas ao meio hortelã picada. Para molho: 3 col de sopa de azeite extra virgem 1 col de sopa de vinagre de maça uma pitada de açúcar de coco uma pitada de curry em pó sal marinho e pimenta do reino moída na hora.
Modo de preparo: Comece pelo molho. Bata o azeite e o vinagre e junte o açúcar. Tempere com o sal e pimenta. Coloque o grão-de-bico, a manga, a cebola e as amêndoas em uma tigela e misture. Regue com o molho e mexa para cobrir tudo. Antes de servir, adicione a hortelã.

 

HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO: 
250
g de grão de bico cozido e bem escorrido
3 
col de sopa cheias de aveia em flocos finos
1 
col de sopa de abóbora japonesa cozida e espremida
1 
col de café de tahine (pasta árabe de gergelim)
1 
col de sopa de cheiro verde picado
1 
dente de alho socado
Noz moscada ralada a gosto. 
Modo de preparo: Processe o grão de bico. Coloque em um recipiente e misturar os demais ingredientes com a mão. Deixar na geladeira de uma noite pra outra, para que absorva todos os temperos. No dia seguinte, modele em forma de hambúrguer, entre plásticos, que fica mais fácil.
Leve à frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco e deixar dourar bem de um lado, e depois do outro, sem mexer para não quebrar.

 

PIZZA DE GRÃO-DE-BICO: 
3 col. sopa cheias de grão de bico cozido
1 col cheia de linhaça triturada (ou farinha de linhaça)
1 clara pitada de sal marinho pimenta do reino moída hora a gosto
gergelim a gosto (opcional). 
Modo de preparo: Bater tudo no processador, até formar uma massa homogênea. Em uma forma antiaderente, untada com um pouco de óleo de coco, vá colocando a massa com auxílio de uma colher, formando um disco de pizza tamanho brotinho (não muito fina). Finalizar com um pouco de gergelim na borda (opcional). Levar em forno pré aquecido alto (260 graus aproximadamente) por 10 minutos, para pré assar a massa. Retirar do forno, desgrudar a borda com uma espátula (caso tenha grudado um pouquinho) e rechear conforme o gosto e a dieta. Sugestão 1: Tomate batido no liqüidificador com orégano (molho), tomate cereja, manjericão fresco. Sugestão 2: Tomate batido no liquidificador com orégano (molho), peito de frango cozido desfiado, ovo caipira. Sugestão 3: Tomate batido no liqüidificador com orégano (molho), atum e cebola. Levar a pizza para o forno, novamente, até o aquecer o recheio.

 

LENTILHA COM COGUMELOS E ALHO PORÓ:
1 col de sopa de azeite extra virgem
1 cebola picadinha
1 folha de louro
sal marinho e pimenta do reino moída na hora
2 dentes de alho amassados
3 alhos-porós em rodelas
3 col de sopa de shoyo sem glutamato monossódico - ex: Kikkoman®)
225g de champignons frescos e cortados ao meio
250g de lentilha cozida
300ml de caldo de legumes quente (ver temperos) salsa picada.
Modo de preparo: Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo baixo. Ponha a cebola, o louro, uma pitada de sal e refogue por 5min, até a cebola amaciar. Junte o alho, o alho poró e o shoyo. Refogue por mais 5min, até o alho-poró ficar tenro. Acrescente os cogumelos e cozinhe até soltarem líquido. Se precisar, adicione mais azeite. Tempere bem com sal e pimenta e junte as lentilhas e o caldo de legumes. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais 15min. Retire e salpique a salsa. Prove e ajuste o tempero. Sirva com tomates assados ou pão caseiro.   

 

HAMBÚRGUER DE LENTILHA: 
1 xíc de lentilha cozida e escorrida  
1/2 xícara de farinha de feijão branco  
1/2 cebola ralada  
1/2 cenoura ralada  
1/2 abobrinha ralada  
1 dente de alho amassado  
1 ovo orgânico  
manjericão, cebolinha, pimenta do reino e sal marinho a gosto.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e acrescente mais farinha de feijão branco se necessário para dar liga. Acerte o sal e a pimenta. Molde-os e grelhe na frigideira antiaderente untada com óleo de coco.

 

PURÊ DE ERVILHAS SECAS: 
3 xíc de ervilhas secas rehidratadas (de um dia para o outro)
água suficiente para o cozimento  
3 dentes de alho  
sal marinho e pimenta do reino moída na hora a gosto
órégano desidratado
azeite extra virgem.
Modo de preparo: Cozinhe as ervilhas rehidratadas em água suficiente para cobrí-las por aproximadamente 1 hora, ou até que estejam macias. Caso possua panela de pressão, 20 minutos depois de iniciada a pressão são suficientes. Reserve. Bata no liquidificador as ervilhas com a água do cozimento (entre 2 a 3 xícaras), os alhos, o orégano, o sal e a pimenta do reino, até que seja um creme grosso e homogêneo. Em uma panela grande aqueça o azeite de oliva e junte a mistura batida no liquidificador e vá mexendo sempre. Tampe a panela e baixe o fogo (este purê costuma saltar, por isso cuidado com as queimaduras). Cozinhe até que esteja bem espesso e que quase já não haja água na mistura.

 

 

voltar para Receitas

left show bsd b01s fwR uppercase|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwR uppercase|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner||