Carboidratos

ARROZ INTEGRAL: 
1 xícara (chá) de arroz integral, cru
2 xícaras (chá) de água
1 dente de alho, inteiro
1 colher (sobremesa) de raspa de laranja (opcional)
pimenta do reino, a gosto. 
Modo de preparo: Coloque o arroz numa peneira, ou escorredor, e lave sob água corrente. Reserve. Coloque água numa panela média e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo, acrescente o arroz reservado e todos os ingredientes restantes. Cozinhe por 15 minutos ou até que esteja macio.

 

BATATA DOCE COZIDA: Lave bem as batatas. Coloque em uma panela com água fervendo (com casca). Espere até que amoleçam (espete o garfo para testar). Tire da água e corte. Tempere com sal, salsinha, alecrim e sirva.

 

CHIPS DE BATATA DOCE: Fatie as batatas em lâminas finas. Espalhe as fatias em uma assadeira antiaderente lado a lado. Pincele com azeite extra-virgem ou óleo de coco. Tempere com sal marinho (pouco), salsinha ou outra erva de sua preferencia. Colocar no forno baixo (120oC) até que fiquem crocantes. 

 

BATATA DOCE FRITA (até parece!rs):
2 batatas-doces descascadas
2 colheres de chá de azeite de oliva
1 colher de chá de pimenta cayene
2 colheres de chá de páprica
1/2 colher de chá de sal. 
Modo de preparo: Aqueça o forno a 205°C. Corte as batatas em formato de batata-frita. Em uma tigela, misture a batata com os demais ingredientes. Coloque em uma forma para assar e deixe no forno de 35 à 45 minutos, ou até ficarem douradas por fora. 

 

PURÊ DE BATATA DOCE: 
1 kg de batata-doce
1 vidro de leite de coco
sal a gosto. 
Modo de preparo: Lave as batatas. Leve para cozinhar na água fervente até que fiquem moles (ou na panela de pressão com água por 15 minutos). Escorra-as elimine a casca e passe-as duas vezes pelo espremedor. Leve o purê ao fogo e junte o leite de coco, misturando bem. Tempere com sal e espere aquecer para servir.

 

QUINUA PURA: Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de quinua. Adicionar sal a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que dobre o seu volume. A quinua cozida pode ser guardada na geladeira por até três dias. Sirva com o molho ou tempero de sua preferência.

 

QUINUA COM DAMASCO
1 xíc de água
1 xíc de quinua em grão
1 col de chá de canela
1 col de chá de açafrão
1 col de chá de sal
½ xíc de damasco seco picado
½ xíc de amêndoa picada
Modo de preparo: Coloque a água no fogo até que ferva, acrescente a quinua, sal, canela e açafrão. Deixe cozinhar por 15 min, retire do fogo e espere alguns minutos até ela secar. Acrescente o damasco picado e amêndoas, misture e sirva.

 

SALADA DE QUINUA:
2 xícaras de quinua cozida e fria
4 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
1/2 xícara de salsa picada
1/4 xícara de folhas de hortelã picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
Sal a gosto. 
Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 2 horas. Antes de Servir temperar com azeite, limão e sal.

 

TABULE DOS INCAS: (4 porções):
200gr de Quinua
2 cenouras
200gr de pepino
1 cebola
1 pimenta vermelha
cebolinha a gosto 

azeite de oliva virgem extra. 
Modo de preparo: Colocar para cozinhar a Quinua em duas medidas de água fria, com sal, fogo baixo e panela tampada por 10 ou 15 minutos (até secar a água). Cozinhar as cenouras e a pimenta vermelha picada durante 3 minutos. Misturar a cebola ralada com azeite, juntar com a Quinua e misturar bem, acrescentar as verduras, e decorar com as cebolinhas cortadas.

 

RISOTO DE QUINUA: 
½ cebola roxa picada
½ alho poró cortado em rodelas
½ col de sopa de azeite de oliva extra virgem
½ abobrinha pequena ralada no ralo grosso
1 col de sopa de manjericão fresco
½ xic de broto de alfafa
½ xíc de grão de quinua
1 xic de água
25g de azeitona recheada com pimentão cortadas em rodelas (opcional). 
Modo de preparo: em uma panela sapeque a cebola, o alho poró no azeite e junte a abobrinha, o manjericão, o broto de alfafa e a quinua. Regue com a água e cozinhe até a água secar e a quinua amolecer. Adicione as azeitonas, mexa bem e sirva.

 

ARROZ NEGRO COM CASTANHA DE CAJU: 
1 xíc de chá de arroz negro
1 col de sobrem de óleo de coco
2 dentes de alho amassados
1 col de chá de sal marinho
1 punhado de castanha de caju 
Modo de preparo: Coloque o óleo de coco em uma panela e refogue o alho amassado. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Acrescente água até ficar um dedo acima dos grãos de arroz. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Se for necessário acrescente um pouco mais de água. Depois de pronto, acrescente as castanhas e sirva bem quentinho.

 

ARROZ CATETO CREMOSO COM BETERRABA: 
2 e 1/2 xíc de água  
1 xíc de arroz cateto  
1 col. de chá de azeite extra virgem  
4 folhas de acelga cortadas em fatias  
1 beterraba cozida cortada em cubos  
10 ml de vinho branco sal marinho e pimenta-do-reino a gosto 
Modo de preparo: Aqueça a água em uma panela e quando estiver fervendo acrescente o arroz, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. O arroz deve ficar com um pouco de água na panela, desligue e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite, jogue a acelga, refogue rápido e em seguida adicione o arroz e a beterraba. Acrescente o vinho branco e deixe que ele evapore. Sirva.

 

FAROFA DE LINHAÇA: 
1 cebola cortada em rodelas ou picada 

1 dente de alho

2 cenouras raladas

1 col de sopa de óleo de coco extra virgem
sal marinho (em pouca quantidade) 

1/2 xíc de chá de linhaça triturada

orégano e cheiro verde picado a gosto

1 pitada de pimenta do reino a gosto

1 xic de chá de farinha de mandioca 
Modo de preparo: Em um frigideira coloque a cebola e alho no óleo de coco, sempre em fogo baixo, quando ela estiver transparente coloque a cenoura ralada, o sal e misture com até a cenoura ficar levemente cozida Acrescente o orégano, a linhaça e misture com o fogo no mínimo durante mais uns 3 minutos, coloque o cheiro verde e a pimenta e misture bem. Junte a farinha de mandioca aos poucos até ficar no ponto de seu gosto.

 

RISOTO CÍTRICO COM PISTACHE: 
1 xic de chá de arroz arbóreo
1 limão siciliano
4 laranjas médias
1 cebola roxa média
20 unidade de pistache
½ taça de vinho branco seco
1 col de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 col de chá de sal marinho 
Modo de preparo: Esprema o suco das laranjas e limão e reserve. Coloque os sucos com ½ litro de água em uma panela no fogo, mantenha até abrir fervura, reserve. Reduza o fogo e mantenha aquecido. Coloque em outra panela a cebola junto com o arroz (sem lavar) e refogue, mexendo rapidamente por 5 minutos. Misture o vinho, o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até o vinho evaporar. Em seguida adicione os sucos de limão e de laranja fervente e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido e todo o liquido seja absorvido. Retire do fogo, distribua o risoto nos pratos e decore com rodelas do limão e da laranja reservados. Salpique os pistaches e sirva em seguida.

 

ABÓBORA ASSADA
1/2 abóbora japonesa com a casca, cortada em fatias
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada
1 dente de alho picadinho
2 col. de sopa de azeite extravirgem 
Modo de preparo: Espalhe as fatias de abóbora em uma assadeira antiaderente forrada com papel-manteiga. Em uma tigelinha, misture os temperos: sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, alho e azeite. Mexa bem e espalhe (ou pincele com a ajuda de um pincel culinário) sobre a abóbora. Leve ao forno preaquecido a 180 oC e asse por 30 minutos ou até a abóbora ficar macia (faça o teste espetando um garfo). Sirva em seguida.

 

PURÊ DE ABÓBORA:
1/2 abóbora japonesa sem casca
1/2 cebola roxa
2 col de sopa de azeite extra virgem
sal marinho a gosto
pimenta do reino moída na hora 
Modo de preparo: Cozinhe a abóbora até que a água evapore (acabe) ou até que ela fique bem macia. Enquanto esta cozinhando, em uma frigideira refogue a cebola bem picadinha com azeite. Com garfo ou mesmo espátula de silicone amasse a abóbora até que fique com consistência de purê e adicione a cebola refogada, mais um fio de azeite, o sal e a pimenta. 

 

CURRY DE ABÓBORA: 
60g abóbora japonesa
1 col de sopa de oleo de coco extra virgem
100g de cebola fatiada
2 col de sopa de curry em pó (ou 50g de curry em pasta)
500ml de leite de coco sal marinho. 
Modo de preparo: Lave a abóbora, descasque (opcional) e retire as sementes e os filamentos. Corte em cubos. Reserve. Refogue as cebolas com o óleo de coco e em seguida adicione o curry. Dilua a mistura com o leite de coco. Aqueça até ferver e acrescente os cubos de abóbora e o sal. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que a abóbora fique bem macia e o caldo esteja grosso o suficiente.

 

CREPE DE QUINUA: 

Massa:

1 xíc de flocos de quinua

1/2 cebola roxa 

1 col de óleo de coco

1 ovo 

Açafrão 
e salsinha a gosto 
Recheio:

1 cenoura 

1 abobrinha 

3 vagens verde
Molho:

Tomate temperado com cebola, alho e ervas a gosto
Modo de preparo:
 Massa: 
Junte a farinha de quinoa, a cebola e a clara de ovo com duas xícaras de água no liquidificador. Bata bastante até ficar com a textura parecida com a da panqueca de trigo. Unte uma frigideira antiaderente com oleo de coco, coloque uma concha da massa e vire do outro lado. Separe a massa já preparada.
 Recheio:
 Coloque cada legume separadamente em uma panela só untada com óleo, dê um “choque térmico”, coloque sal a gosto, retire e separe. A vagem precisa cozinhar um pouco mais.
Como montar:
 Coloque pequenas quantidades de cada legume (cenoura, abobrinha e vagem) na massa e enrole. Na hora de servir, coloque o molho de tomate por cima e salpique gergelim.

 

PIZZA DE ARROZ: 
2 xíc de arroz integral cozido
1 xic de água
½ xic de azeite extravirgem
2 ovos
1 col de sopa de fermento quimico
1 xic de molho de tomate caseiro (para cobertura) 
Modo de preparo: Triture o arroz no processador ou esquente-o e passe pelo espremedor de batatas. Junte os ingredientes e por último o fermento. Leve ao forno pré-aquecido em forma untada e deixe assar por mais ou menos 10min para colocar o molho e o recheio de sua preferência.

 

CREME DE MILHO:
300g de milho (pode ser congelado - nesse caso é 1 pacote - evitar o enlatado)
1 cebola picadinha ou ralada
1 col de sopa rasa de azeite extra virgem
2 copos de leite vegetal (qualquer um menos soja)
2 col de sobremesa de farinha (fina) de aveia
sal marinho a gosto
noz moscada ralada na hora
pimenta moída na hora a gosto.
Modo de preparo: Em uma panela (ou frigideira funda) refogue com azeite a cebola. Quando esta estiver meio transparente, acrescente metade do pacote do milho e refogue por mais 2min e então adicione 1 copo do leite. Deixe o fogo bem baixo por mais 3min. Reserve. No liqüidificador coloque a outra metade do milho, do leite e a farinha de aveia. Bata bem e adicione esse conteúdo na panela com os outros ingredientes. Mexa até engrossar. Assim que estiver na textura desejada desligue o fogo. Acerte o sal, acrescente a noz moscada e a pimenta.

 

voltar para Receitas

left show bsd b01s fwR uppercase|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwR uppercase|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner||